Clínica da dor

  • Conteúdo
  • Notícias
Blog

Quimioterapia: seu cabelo não precisa cair

Você sabia que Montes Claros já possui o mais avançado equipamento que evita queda de cabelos em pacientes submetidos à quimioterapia?

O Sistema, recém instalado na ONCOLÓGICA NORTE DE MINAS, consiste no resfriamento do couro cabeludo que é, comprovadamente, o melhor método para se evitar a alopecia; efeito colateral de uma boa parte dos tratamentos de quimioterapia. O sistema de resfriamento do couro cabeludo através da circulação de ar extremamente frio por uma touca térmica com aletas internas que garantem fluxo turbulento (sistema patenteado) oferece uma resposta superior aos tradicionais métodos de resfriamento.

O equipamento já está presente em dezesseis estados brasileiros e no Distrito Federal nos melhores centros de referências do país como; Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Rede D’Or São Luiz, Grupo Amil, Hospital Pérola Byington entre outros.

Origem e inspiração

Gianmaria Cominato Filho, diretor da indústria fabricante, se inspirou no caso da apresentadora Sabrina Parlatore para desenvolver o Sistema. Há dois anos, Sabrina utilizou uma tecnologia semelhante, importada, para conter a queda dos cabelos durante sessões de quimioterapia. A apresentadora, jornalista e atriz Ana Furtado também utilizou-se de técnica similar há pouco tempo atrás. Entre as vantagens do Sistema em relação à opção importada, estão a possibilidade de melhores resultados, mais conforto para o paciente.

A tecnologia do Sistema possibilita resultados mais eficazes e também menores dores na cabeça a quem usa, graças a seu formato mais anatômico. “O equipamento trabalha com temperaturas muito baixas para resfriar o couro cabeludo, promovendo vasoconstrição na região próxima dos folículos capilares. Essa vasoconstrição minimiza o efeito da quimio no cabelo e, consequentemente, a queda”; explica o empresário Gianmaria Cominato Filho, orgulhoso pelo fato de saber que sua inovação está contribuindo com a autoestima do público feminino, que sofre com toda a modificação que o câncer de mama causa em seu corpo.