A oncologia hematológica é uma sub-especialidade médica da Oncologia que também pode se apresentar com os nomes de onco-hematologia ou hematologia oncológica, sendo que a hematologia é a especialidade médica responsável por tratar de doenças e condições relacionadas ao sangue, enquanto a oncologia cuida de cânceres no geral.
A junção de ambas especialidades médicas gera a oncologia hematológica, resultando em uma subespecialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de tipos de câncer diversos, que podem afetar o sangue.
São doenças como a leucemia, que é o câncer no sangue em si, e o mieloma, um tipo de câncer que afeta os linfócitos, que são as células de defesa do organismo que circulam no sangue.
A hematologia oncológica também pode tratar de condições que, além do sangue, afetam também os gânglios e as ínguas que fazem parte do sistema circulatório e do sistema linfático do corpo humano. São doenças como a policitemia, o mieloma múltiplo e a mielofibrose.
Os médicos da oncologia hematológica realizam exames diversos, com o objetivo de obter um diagnóstico preciso e correto para os pacientes com suspeita de câncer hematológico. Dependendo da doença, o paciente pode ser tratado com procedimentos diversos, que podem ir de transfusões sanguíneas a até mesmo o transplante de medula óssea.
©2022 Todos os direitos reservados
Hospital do Câncer do Norte de Minas. Desenvolvido por PC Publicidade | BetaR2