Clínica da dor

  • Especialidades
  • Farmácia Oncológica

O que é farmácia oncologica?

A atuação do farmacêutico na área de oncologia é bastante abrangente e, além disso, é fundamental na equipe que presta assistência ao paciente oncológico. Pode atuar na consulta farmacêutica, na manipulação de medicamentos antineoplásicos, realizar a dispensação desses medicamentos e o acompanhamento da farmacoterapia.

Discute-se a importância, a necessidade e aplicabilidade da Farmácia Clínica como atividade primordial para ser desenvolvida em conjunto com a equipe de saúde, visando à segurança do paciente, efetividade no tratamento proposto e o uso racional dos medicamentos. A atenção farmacêutica, além de atender às necessidades farmacoterapêuticas do indivíduo, deve ser responsável pela garantia de uma terapia segura e efetiva, incluindo mecanismos de controle que facilitem a continuidade da assistência, tendo o farmacêutico que zelar por essa atenção.

Na etapa de preparo dos medicamentos, é fundamental a avaliação da prescrição médica. A validação da prescrição inclui avaliação de aspectos técnicos e legais; é realizada analisando-se as características do medicamento, dose, as condições clínicas do paciente e o protocolo de tratamento estabelecido. Entre outras questões, são avaliadas as interações medicamentosas, o diluente mais adequado e uma possível necessidade de alteração da dose por ocorrência de reações adversas em ciclos anteriores. A avaliação farmacêutica da prescrição médica constitui uma importante ferramenta para atenção farmacêutica e farmácia clínica. Além da realização das avaliações de modo sistemático, são necessárias ações que visem o adequado registro dessas avaliações, bem como seu acesso por toda equipe de saúde.

Service